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  • Foto do escritorMarcelly Guizzo

4 formas de Persuadir os Usuários e convertê-los em clientes


Já imaginou conseguir converter todos os usuários que acessam o seu site ou e-commerce em clientes? Pois é, seria um sonho para todas as empresas do mundo. Infelizmente é impossível converter todos os usuários, mas uma boa porcentagem deles, quem sabe?

Para a sua (nossa) felicidade, existem estratégias capazes de auxiliar nisso. Os gatilhos mentais, por exemplo, são ótimas formas de tocar no ponto certo, colocar as informações certas para despertar o interesse de consumo desses usuários, independente se estamos falando de produtos ou serviços.

Afinal, o que são Gatilhos Mentais?

Armas psicológica da persuasão. Essa é a definição mais clara e objetiva que utilizamos quando existe a dúvida de o que são os gatilhos mentais. É basicamente uma ação que as equipes de marketing adotam para despertar o interesse das pessoas que recebem a mensagem.

Por isso consideramos os gatilhos mentais as técnicas perfeitas para persuadir um usuário e convertê-lo em cliente. Aqui na Agência Conectados utilizamos diversos gatilhos, mas os principais são: reciprocidade, prova social, autoridade e escassez.

Quais gatilhos mentais utilizar para persuadir os usuários e convertê-los em clientes?

Reciprocidade

Pense comigo: o que mais importa para sua empresa hoje? O que faz ela viver? São os clientes, certo? Exatamente. Sem eles provavelmente o seu negócio não existiria, e é para esses clientes que você deve dedicar todos os seus esforços — e é exatamente aí que entra a reciprocidade.

Ser recíproco nada mais é que partilhar de um mesmo sentimento. Por exemplo, se uma pessoa afirma que o amor é recíproco, ela está dizendo que também ama, que possui o mesmo sentimento.

“Tá, mas o que isso tem a ver com marketing digital?”.

Bom, o gatilho mental de reciprocidade está totalmente ligado com o sentido da palavra. Quando o atendimento e a experiência que a empresa oferece ao usuário, por exemplo, é eficiente, as chances do fechamento da venda acontecer aumentam muito.

Exemplo de Reciprocidade

Amostras, cursos, workshops, materiais educativos, todos esses conteúdos podem ser entregues de forma gratuita para os clientes, e são ótimas ferramentas para praticar a reciprocidade.

Vamos supor que um usuário assinou a newsletter do seu site para receber conteúdos e as novidades toda semana, beleza? E se você surpreendê-lo? Oferecer um eBook como agradecimento por ele se tornar um inscrito da newsletter? São várias formas de aplicar a reciprocidade, e cabe a você encontrar a melhor para o seu negócio.

Prova Social

Nós somos influenciados, tanto positivamente quanto negativamente. Não percebemos na maioria das vezes, está no nosso inconsciente. Mas, pensando agora, porque você acha que quando o Neymar faz um penteado novo, muita gente busca barbeiros para fazer o mesmo? Porque você acha que quando uma blogueira do Instagram posta a foto utilizando o creme “x” para melhorar os cabelos, todo mundo busca esse mesmo creme?

Indo além, porque você acha as marcas acreditam na divulgação através dos influenciadores digitais? É a prova social. Não é a sua empresa que está falando bem dos produtos, são as pessoas. E ouvir de uma pessoa que determinado produto ou serviço é bom é extremamente diferente, e com certeza é uma das melhores maneiras para persuadir os usuários.

Exemplo de Prova Social

Com certeza quando você entrou em um site já se deparou com comentários escritos ou em vídeo sobre os produtos ou serviços realizados pela empresa. Inclusive aqui no site da Agência Conectados, aplicamos a prova social dos nossos clientes em vídeo.

Essa é uma ótima forma para você aplicar a prova social e persuadir os usuários da internet para convertê-los em clientes. Claro que você não precisa utilizar apenas uma estratégia. Na verdade, quanto mais prova social sua empresa aplicar, melhores serão os resultados.

Autoridade

Autoridade é uma das provas sociais mais difíceis de alcançar, isso porque sua empresa precisa se destacar e mostrar que realmente entende do que está falando. Pode parecer simples, mas é difícil ter essa autoridade no mercado, principalmente quando o nicho for disputado, como o de marketing digital, por exemplo.

Mas, nada é impossível. Para sua empresa começar a construir autoridade, é preciso estar em diversos canais, como Youtube, Blog, Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros. E sempre buscar publicar conteúdos relevantes nesses canais.

Exemplo de autoridade

Mostre que a sua empresa entende do assunto. Uma ótima forma de construir essa autoridade é publicar constantemente vídeos no Youtube. Além dos vídeos estarem em alta, o Youtube tem um alcance bem bacana e, sempre quando alguém buscar pelo seu negócio, terá esse canal para comprovar a expertise da sua empresa em determinado assunto.

Escassez

Tudo que é escasso tende a vender mais. Se a sua empresa faz uma promoção, por exemplo, dizendo que apenas 30 produtos serão vendidos em um determinado período, as chances das vendas acontecerem fora do comum são muito grandes, sabe por quê?

As pessoas despertam um senso de urgência muito maior quando trata-se de algo escasso. No subconsciente delas, só passa que aquilo vai acabar, que elas não terão a oportunidade de ter e muitas vezes até compram sem pensar. Na verdade, esse é um dos principais gatilhos que fazem os consumidores comprar sem pensar, por impulsão.

Então, a partir do momento que você consegue despertar o senso de escassez e trazer esse senso de urgência para os usuários, as chances de persuadir os usuários e convertê-los em clientes são muito maiores.

Exemplo de Escassez

Oferecer um produto ou serviço da sua empresa com uma quantia “x” estipulada. Por exemplo, se você tem uma loja de jóias, escolha um produto e ofereça apenas 10 peças daquele determinado produto em um determinado período. Os consumidores, ao verem que é algo escasso, limitado, vão tomar uma atitude e comprar sem antes pensar se realmente precisam daquele produto.

Conclusão

Sem dúvidas os gatilhos mentais são ótimas técnicas para persuadir os clientes. Mas, para que funcione no seu negócio, é necessário que você aplique e de fato coloque em prática, combinado? Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário abaixo! Ele será muito importante para seguirmos trazendo conteúdos interessantes para o blog!

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