Os principais motivos que impedem um time de vendas de bater metas


Os resultados do time de vendas não estão de acordo com os objetivos da sua empresa? Isso acontece por inúmeros motivos. A maioria dos empresários que temos contato queixam-se de problemas internos, e muitas vezes precisamos abrir os seus olhos quanto aos processos da empresa, aqueles que motivam e facilitam a vida do vendedor.

O consumidor mudou, a forma de comprar mudou. Antigamente as pessoas iam até uma loja física para comprar uma roupa, um sapato ou um perfume. Hoje não é mais assim. As pessoas não precisam ir fisicamente em uma loja para experimentar, elas simplesmente compram diretamente da internet, sem precisar levantar do sofá.

Essas facilidades que a internet trouxeram para a vida das pessoas abriram um enorme oceano para as empresas que estão dispostas a investir e inovar. Então, a questão é: você está facilitando a vida dos seus vendedores? Ou só está cobrando os resultados?

Conheça os motivos que impedem um time de vendas de bater metas e simplifique para sua equipe!

Motivo 1: Excesso de leads desqualificados

A falta de leads qualificados é um dos motivos que mais acarreta no não cumprimento das metas pela parte do time de vendas. Esse é um erro que, na verdade, muitos empresários não percebem, mas que pode comprometer toda a organização e objetivos da empresa.

Muitas empresas chegam até nós reclamando sobre o excesso de leads desqualificados. Mas, sabe qual estratégia eles utilizam? A prospecção ativa. Compram uma lista de contatos do SERASA ou qualquer outra empresa e disparam e-mails e colocam o time de vendas todo no contato com essas pessoas.

Mas, pensa comigo: um vendedor, ao abordar uma pessoa que não conhece e nem sabe que precisa da determinada solução exposta, tem chances de efetuar uma venda? São mínimas. Vamos dizer que de 1000 ligações, ele vai ouvir 99% de não, sendo que essa situação poderia ser o inverso.

Então, você está colocando um vendedor para vender e está gastando toda a sua energia em leads desqualificados, quando poderia estar utilizando o seu tempo e experiência de uma maneira muito mais eficiente.

Entende agora porque a falta de qualificação de leads pode comprometer todo o trabalho de um time de vendas?

Motivo 2: Clima empresarial pouco favorável

Quando a sua empresa não tem um bom clima para se trabalhar, dificilmente os colaboradores terão bons resultados, inclusive os vendedores. Portanto, o ideal é fazer com que o clima empresarial seja o mais propício e agradável possível.

Cobranças são bem-vindas, sempre. Mas é bom não extrapolar. Principalmente quando o objetivo é deixar o clima mais agradável. Então procure oferecer todos os recursos que os vendedores precisam para colocar em prática suas experiências — oferecer leads qualificados é um deles!

Motivo 3: Vendedores desmotivados e desalinhados com o propósito

Essa com certeza é uma das coisas que mais vemos acontecer. A desmotivação e o desalinhamento com os objetivos da empresa fazem bons vendedores não conseguirem bater metas. E consequentemente isso faz com que a empresa não alcance os resultados esperados.

Motive os colaboradores, faça da sua empresa um lugar bom para trabalhar, desenvolva-os profissionalmente. Sabe quando chega domingo e você tem vontade de ir para empresa para colocar a mão na massa? Desperte isso no seu time de vendas!

Motivo 4: Desorganização

Tenha processos bem estruturados dentro da sua empresa. A desorganização pode fazer com que o time de vendas não consiga bater as metas e, pior ainda, fazer com que todos os colaboradores fiquem desmotivados com os propósitos das empresas.

O ideal é estruturar bem o processo de vendas. Para isso, é necessário que esse processo seja baseado na jornada de compra dos clientes. Isso significa que o vendedor precisa conhecer o seu lead para agir da maneira certa em cada etapa.

É importante também estar sempre de ouvidos abertos para opiniões e feedbacks dos vendedores sobre esse processo de vendas, até porque são eles que vão sentir na pele se está dando certo ou não.

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