Os resultados do time de vendas não estão de acordo com os objetivos da sua empresa? Isso acontece por inúmeros motivos. A maioria dos empresários que temos contato queixam-se de problemas internos, e muitas vezes precisamos abrir os seus olhos quanto aos processos da empresa, aqueles que motivam e facilitam a vida do vendedor.
O consumidor mudou, a forma de comprar mudou. Antigamente as pessoas iam até uma loja física para comprar uma roupa, um sapato ou um perfume. Hoje não é mais assim. As pessoas não precisam ir fisicamente em uma loja para experimentar, elas simplesmente compram diretamente da internet, sem precisar levantar do sofá.
Essas facilidades que a internet trouxeram para a vida das pessoas abriram um enorme oceano para as empresas que estão dispostas a investir e inovar. Então, a questão é: você está facilitando a vida dos seus vendedores? Ou só está cobrando os resultados?
Conheça os motivos que impedem um time de vendas de bater metas e simplifique para sua equipe!
Motivo 1: Excesso de leads desqualificados
A falta de leads qualificados é um dos motivos que mais acarreta no não cumprimento das metas pela parte do time de vendas. Esse é um erro que, na verdade, muitos empresários não percebem, mas que pode comprometer toda a organização e objetivos da empresa.
Muitas empresas chegam até nós reclamando sobre o excesso de leads desqualificados. Mas, sabe qual estratégia eles utilizam? A prospecção ativa. Compram uma lista de contatos do SERASA ou qualquer outra empresa e disparam e-mails e colocam o time de vendas todo no contato com essas pessoas.
Mas, pensa comigo: um vendedor, ao abordar uma pessoa que não conhece e nem sabe que precisa da determinada solução exposta, tem chances de efetuar uma venda? São mínimas. Vamos dizer que de 1000 ligações, ele vai ouvir 99% de não, sendo que essa situação poderia ser o inverso.
Então, você está colocando um vendedor para vender e está gastando toda a sua energia em leads desqualificados, quando poderia estar utilizando o seu tempo e experiência de uma maneira muito mais eficiente.
Entende agora porque a falta de qualificação de leads pode comprometer todo o trabalho de um time de vendas?
Motivo 2: Clima empresarial pouco favorável
Quando a sua empresa não tem um bom clima para se trabalhar, dificilmente os colaboradores terão bons resultados, inclusive os vendedores. Portanto, o ideal é fazer com que o clima empresarial seja o mais propício e agradável possível.
Cobranças são bem-vindas, sempre. Mas é bom não extrapolar. Principalmente quando o objetivo é deixar o clima mais agradável. Então procure oferecer todos os recursos que os vendedores precisam para colocar em prática suas experiências — oferecer leads qualificados é um deles!
Motivo 3: Vendedores desmotivados e desalinhados com o propósito
Essa com certeza é uma das coisas que mais vemos acontecer. A desmotivação e o desalinhamento com os objetivos da empresa fazem bons vendedores não conseguirem bater metas. E consequentemente isso faz com que a empresa não alcance os resultados esperados.
Motive os colaboradores, faça da sua empresa um lugar bom para trabalhar, desenvolva-os profissionalmente. Sabe quando chega domingo e você tem vontade de ir para empresa para colocar a mão na massa? Desperte isso no seu time de vendas!
Motivo 4: Desorganização
Tenha processos bem estruturados dentro da sua empresa. A desorganização pode fazer com que o time de vendas não consiga bater as metas e, pior ainda, fazer com que todos os colaboradores fiquem desmotivados com os propósitos das empresas.
O ideal é estruturar bem o processo de vendas. Para isso, é necessário que esse processo seja baseado na jornada de compra dos clientes. Isso significa que o vendedor precisa conhecer o seu lead para agir da maneira certa em cada etapa.
É importante também estar sempre de ouvidos abertos para opiniões e feedbacks dos vendedores sobre esse processo de vendas, até porque são eles que vão sentir na pele se está dando certo ou não.
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