4 ótimos motivos para investir em marketing de conteúdo



O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing que empresas investem para formar um público fiel e criar um posicionamento na internet, através da criação e publicação de conteúdos nos canais de comunicação.

Essa estratégia está cada vez mais em alta no Brasil, isso porque os empresários estão vendo que o investimento realmente traz resultados satisfatórios.

Quer saber porque a maioria das empresas brasileiras estão optando por investir em marketing de conteúdo e não nas estratégias tradicionais? Então, leia esse conteúdo até o final.

#1 Os usuários gostam de consumir conteúdos relevantes na internet

As mudanças no perfil do consumidor e o crescimento da internet fizeram com que os usuários passassem a se interessar muito mais por conteúdos relevantes. 

É difícil encontrar uma pessoa que não pesquisa sobre os produtos/serviços e os benefícios que ele traz antes de finalizar uma compra. E é nessa pesquisa dos usuários que as empresas prospectam seus clientes e, consequentemente, aumentam as vendas.

Para você entender melhor, vamos dar um exemplo: se você é uma pessoa que pesquisa antes de comprar e, ao acessar o Google, se depara com um conteúdo falando sobre os benefícios do produto que você procura, obviamente a empresa que publicou esse artigo terá grandes chances de te ter como cliente no futuro.

Então, basicamente as empresas que publicam conteúdos em blogs possuem mais chances de prospectar os clientes através das ferramentas de busca, principalmente de forma orgânica — ou seja, sem pagar para isso.

#2 Os brasileiros estão cada vez mais presentes no ambiente digital

Os brasileiros passam a maior parte do tempo na internet, seja conversando nas redes sociais, pesquisando nas ferramentas de busca, procurando por blogs ou comprando em sites.

O último dado divulgado pela ComScore sobre o assunto provou isso. Segundo a pesquisa, o brasileiro passa cerca de oito horas por mês no Facebook. Assim, o país lidera o ranking mundial de tempo gasto na rede social.

Vale lembrar que essa pesquisa contabilizou apenas o tempo que o brasileiro fica no Facebook, desconsiderando blogs, sites e tantas outras possibilidades que a internet oferece.

Então, porque não investir em uma estratégia que possibilita para sua empresa um posicionamento no ambiente que os usuários passam a maior parte do seu tempo?

#3 O marketing tradicional só perde relevância

O investimento em publicidade nas emissoras de TV, rádios e jornais, que tanto deram resultados para empresas, agora estão perdendo a relevância. Isso é culpa da internet. 

“Devo ficar triste ou feliz com essa notícia?”.

Muito feliz, sabe por quê? Primeiramente, o investimento nessas mídias tradicionais é extremamente caro. Outro fator relevante para você ficar contente é a mensuração de resultados. Se você faz um anúncio no rádio, por exemplo, é impossível conseguir mensurar qual foi o retorno do seu investimento, e com o marketing de conteúdo é possível.

Portanto, além de conseguir mensurar os resultados e otimizar as campanhas caso necessário, com o marketing de conteúdo você economizará e terá melhores resultados.

Separamos também alguns dados que comprovam a decadência do marketing tradicional:

  • 38% é a porcentagem que caiu a audiência média da TV Globo entre 2004 e 2014 (de 21,7 pontos para 13,5 pontos). No mesmo período, o SBT perdeu 33% da audiência.

  • 540.000 telefones estão cadastrados no Procon do estado de São Paulo para não receber chamadas de telemarketing. Ou seja, as pessoas não aguentam mais ser perturbadas por empresas que querem aumentar as vendas a todo custo. 

#4 Investir em marketing de conteúdo é mais barato do que você imagina

Investimento bom é quando a empresa não precisa gastar muito e mesmo assim tem um retorno positivo, concorda? Pois então, é exatamente assim que acontece com o marketing de conteúdo.

Para iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo você não precisará de muito, apenas de um domínio, um blog e a produção de conteúdos relevantes. 

O ideal é contar com profissionais especializados para a produção, mas caso esteja fora do alcance, converse com os colaboradores e procure alguém que entenda de marketing digital para assumir o planejamento.

Mesmo que você opte por investir em parcerias para assumir o marketing de conteúdo, o custo também será relativamente baixo se comparado com o investimento nas estratégias de marketing tradicional.

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