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  • Foto do escritorMarcelly Guizzo

Experiência do usuário no seu site: como melhorar?


A experiência do usuário é um fator predominante, capaz de determinar o sucesso de um site no ambiente digital. Quando um usuário acessa o seu site, ele espera algo fácil, rápido e relevante. Será que hoje a sua empresa oferece isso?

Se você demorou para responder ou simplesmente não sabe, pode estar andando na direção errada. Isso porque, um cliente satisfeito indica para os amigos, e já o insatisfeito espalha a sua experiência negativa para toda a rede de conhecidos, amigos e familiares.

Qual resultado você busca?

Para otimizar a experiência do usuário (UX), resolvemos produzir este conteúdo. Nele, apresentamos 5 dicas para você otimizar a experiência e alcançar melhores resultados através do website. Confira!

1. Conheça o seu público

Se você quer oferecer uma boa experiência para os usuários do seu site, o primeiro passo é conhecer qual o perfil deles. Do que eles gostam? Quais assuntos interessam? Porque eles demonstram interesse pela sua empresa?

Essas são apenas algumas perguntas que devem ser respondidas para conhecer o público e ter eficiência com a experiência do usuário no site. Até porque, se você não conhecer os potenciais clientes do seu negócio, não conseguirá pensar nas melhores soluções.

2. Seja objetivo e relevante

Seu site precisa ter eficiência e objetividade. Não fique de enrolação e ofereça conteúdos relevantes para o seu usuário. Essa é a alma do negócio, e pode ser uma atitude certeira para alcançar sucesso no ambiente digital.

Para isso, faça um planejamento mensal de conteúdos e, ao realizar alterações ou criar um novo site, pense na experiência do usuário. O site da sua empresa facilita ou dificulta a experiência do usuário? Será que as frases estão objetivos? Dá para entender o que a sua empresa oferece? Busque a maior clareza e coesão possível.

3. Deixe o seu contato sempre à mão

O cliente deve ter acesso ao contato da sua empresa. Portanto, na home, deixe visível o telefone fixo, o endereço (se possível disponibilize um mapa para os possíveis clientes), links para redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn e também um botão para o WhatsApp.

Isso faz com que o cliente se sinta à vontade e acredite na sua marca. Isso porque, caso o serviço ou produto que você oferece demonstre algum problema, ele saberá onde encontrar um atendimento para solucioná-lo.

4. Evite a rolagem excessiva

Um erro bastante cometido pelas empresas é a rolagem excessiva, ou seja, sites que inserem conteúdos em excesso nas páginas. Essa atitude não ajuda, muito pelo contrário, acaba prejudicando ainda mais a experiência do usuário.

Sabe a frase “menos é mais”? Então, quando o assunto é a experiência do usuário, saiba que ela é extremamente válida. Portanto, forneça apenas informações relevantes para o seu potencial cliente e evite deixar as páginas extensas e confusas.

5. Crie um site responsivo

A maioria dos usuários utilizam smartphones e tablets para acessar a internet. Portanto, se a sua empresa não investir em um site responsivo, ou seja, que se adapte tanto para mobile quanto para desktop, ela estará perdendo usuários e clientes.

Além da experiência do usuário, ter um site responsivo traz outros benefícios, como, por exemplo: otimização para as ferramentas de busca, melhorar a velocidade da página, diminuir a taxa de rejeição, aumentar a taxa de conversão de leads etc.

E aí, entendeu a importância da experiência do usuário para o seu site? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades por lá!

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