Marketing Sazonal: como datas comemorativas podem alavancar o seu negócio


Você já ouviu o relato de algum empresário sobre o aumento de suas vendas em datas comemorativas? Pois então, isso acontece todos os anos no mercado. Algumas empresas vendem mais no dia das mães, outras no natal, outras na Black Friday. Independente da data, o marketing sazonal é muito utilizado, e traz excelentes resultados.

Neste conteúdo, vou explicar para você o que é esse marketing sazonal e como você pode se beneficiar das datas comemorativas para vender mais. Afinal, quem não quer ter essa oportunidade de alcançar os potenciais clientes em grande escala, né?

Então, pegue um papel e uma caneta e anote essas dicas!

Primeiramente, o que é Marketing Sazonal?

Bom, sazonal refere-se a algo temporário, ou seja, que acontece em determinado período, época ou até mesmo data. Sendo assim, o marketing sazonal nada mais é que uma estratégia que as empresas criaram para divulgar os seus produtos e fazerem campanhas específicas para uma determinada data.

Em 2017, por exemplo, a Magazine Luiza utilizou o Dia dos Pais para fazer uma campanha estratégica e específica para esse público. No primeiro acesso ao e-commerce, o público via um banner específico da data. Depois disso, os usuários tinham acesso a uma ferramenta que calculava e trazia uma estimativa de quanto os pais gastam com seus filhos em suas vidas. E isso deu muito certo. A Magazine Luiza trouxe algo diferente, inovador e que mostrava a importância de presentear os pais nessa data específica.

Esse foi só um exemplo de uma campanha de Marketing Sazonal, pois muitas empresas, independente se do varejo ou não, utilizam essas estratégias para vender mais em determinada época do ano.

Como vender mais em Datas Comemorativas?

Os empresários têm muitos objetivos em comum, mas um deles é geral: VENDER MAIS. Sabendo disso, trouxe 4 dicas para você utilizar as datas comemorativas e o marketing sazonal em prol do sucesso do seu negócio. Vamos às dicas!

1. Monte um calendário com as datas comemorativas

Todas as datas que você considera importante para o seu negócio devem estar nesse calendário. Dia dos pais, dia das mães, black friday, páscoa, natal, todas as datas mesmo precisam ser definidas, de preferência, antes mesmo do ano começar.

Mas, é claro, é necessário ser bem crítico quando o assunto são as datas comemorativas, pois a sua empresa não poderá fazer campanhas para determinadas épocas do ano. Por exemplo, se você tem uma loja focada no público feminino, não conseguirá criar uma campanha para o dia dos pais. O mesmo acontece ao inverso. Se você tem uma loja de vestuário masculino, não terá uma campanha rodando no dia das mães.

Esse foi um exemplo para que você tenha mais atenção ainda na hora de montar o calendário com as datas comemorativas. O objetivo é ser crítico, validar e pensar se realmente se aquela data específica faz sentido para o seu negócio.

2. Conheça o público das datas que você escolheu

É importantíssimo que você também faça essa validação de público depois de escolher as datas comemorativas que vai trabalhar durante o ano.

  • Quem é o meu público?

  • Qual a idade média?

  • O que interessa esse público?

  • O que a minha empresa pode fazer de diferente da concorrência?

  • Como alcançar esse público de forma assertiva e inovadora?

Essas são apenas algumas perguntas que você deve fazer para conhecer o público que você quer alcançar com a campanha específica de marketing sazonal e entender quais são suas dores e objetivos. Assim fica muito mais fácil de alcançar essas pessoas e, consequentemente, vender mais em datas comemorativas.

3. Pense estrategicamente e crie a campanha baseada neste público

Depois de conhecer e criar o público, pense somente nessas pessoas quando estiver na criação da campanha de marketing sazonal. Se possível, traga pessoas com o mesmo perfil que você definiu, converse com elas e identifique o que chamaria a atenção e, consequentemente, faria ela comprar o seu produto ou serviço.

O marketing sazonal é muito eficiente e vender em datas comemorativas pode ser o momento certo para sua empresa deslanchar. Mas, é necessário fazer isso de forma estratégica e pensando nos potenciais clientes, ou seja, naquelas pessoas que você precisa impactar para vender mais e ter sucesso com a campanha.

4. Já ouviu falar em pensar fora da caixa? Então, chegou a hora!

Pensar fora da caixa virou uma frase comum, clichê. Mas, ela é totalmente certeira quando estamos falando de campanhas para datas comemorativas. Quanto mais você tiver um pensamento fora da caixa, fora do comum, melhores serão os seus resultados. Essa não é uma regra, porque algumas ideias podem ser consideradas positivas para a sua empresa, e negativas para o seu público. Por isso é importante entender o público e pensar somente nele na hora de produzir a campanha.

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