top of page
  • Foto do escritorMarcelly Guizzo

Pequenas e Médias Empresas não sabem traçar estratégias de Marketing Digital?


O título despertou a sua atenção? Pois então, esse assunto chamou muito a nossa atenção também, e a resposta é SIM. Infelizmente PMEs ainda não sabem como traçar as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio.

Primeiramente essa pesquisa nos assustou porque PMEs não traçam e ou não sabem traçar estratégias de Marketing Digital. Segundo porque, para nós que estamos no meio, parece que a maioria das empresas já investem ou, no mínimo, entendem sobre marketing digital.

Parece que estávamos errados. Essa pesquisa, divulgada neste segundo semestre de 2018 pela consultoria Web Estratégica e revista EXAME, nos mostrou que muito pelo contrário, Pequenas e Médias Empresas não traçam/não sabem traçar estratégias de marketing digital.

Isso assusta porque, quando uma empresa não sabe o que fazer no meio digital, tudo que ela faz é simplesmente por fazer. O pensamento é mais ou menos esse: “Ah, se o fulaninho faz e dá resultado, vou fazer também”. Pois então, não é assim que o barco anda.

O que funciona para a empresa “x”, pode não funcionar para a sua. Isso é fato. E, se você quer entender melhor sobre essa pesquisa e como você pode fazer para começar a traçar e entender as melhores estratégias digitais para o seu negócio, sugiro que leia esse conteúdo até o final!

Pesquisa realizada com 1 024 empresas, sendo 83% delas PMEs com faturamento de até 3,6 milhões de reais

Segundo a pesquisa, 58% dos empresários afirmaram que o marketing digital corresponde a um incremento entre 10% a 20% de suas vendas totais. Para 12% desses empresários, as vendas online impulsionadas pelo marketing digital corresponde entre 20% e 30% do total de suas vendas. Já para 18% dos empresários entrevistados, o marketing digital gera mais da metade do seu faturamento.

O que conseguimos identificar? O marketing digital é uma estratégia totalmente eficiente, que gera valor. Mas, abrimos um parênteses: quando feito da maneira correta.

“Como assim, maneira correta?”.

Então, lembra quando falei de fazer por fazer? Ou melhor, fazer porque a empresa “x” também faz? Hoje em dia o pensamento de muito empresário é esse, principalmente quando estamos falando de Pequenas e Médias Empresas.

Essa é uma atitude errada, que pode comprometer os resultados. O que nos faz pensar que, será que 58% dos empresários entrevistados que responderam ter um aumento de 10% a 20% das suas vendas não utilizam as estratégias erradas? Ou simplesmente deixam de investir em outras estratégias no meio digital que agregariam valor para o seu negócio?

Não temos como dar uma certeza, mas provavelmente isso pode ser realidade em alguns casos. O que nos preocupa, e muito. Porque, quando falamos em contratar uma agência de marketing digital, também pensamos que teremos uma consultoria e profissionais capacitados que vão mostrar o melhor caminho para seguir.

Não é isso que acontece…

Vemos que no mercado existem muitas agências de marketing digital que se auto rotulam especialistas, dizem que geram resultados. Mas, será que de fato isso é certo? Você já procurou por cases dessa agência? Conhece alguma empresa que teve o retorno que eles falam? Isso é muito importante.

Então, muito mais do que um conteúdo de blog, esse artigo é para mostrar que você deve sim ter um pé atrás com as promessas das agências digitais. Não queremos que você contrate diversas agências digitais até achar a certa, que realmente faz o que promete.

Portanto, atente-se nisso. Quando for contratar uma agência de marketing digital, confira os cases de sucesso, veja os resultados que gerou para os clientes, confirme se esses clientes, de fato, existem. Enfim, tome as devidas providências para não acabar se decepcionando com o meio digital.

Pequenas e Médias Empresas não saber traçar as melhores estratégias de marketing digital é aceitável. Agora, uma agência de marketing digital não saber qual o melhor caminho para o seu cliente, aí realmente está tudo errado!

Se você gostou deste artigo sobre essa pesquisa, deixe seu comentário abaixo. A partir deste mês a ideia é divulgar conteúdos do mundo business aqui no Blog. Então, não deixe de conferir. Com certeza vai ter muito assunto legal e de valor.

bottom of page